quarta-feira, 22 de junho de 2011

No prelo - Will the Real Jesus Please Stand Up? A Debate between William Lane Craig and John Dominic Crossan




Will the Real Jesus Please Stand Up? A Debate between William Lane Craig and John Dominic Crossan (título em português: O Jesus dos Evangelhos: mito ou realidade?) é mais uma importante obra de William Lane Craig que será lançada por Edições Vida Nova.

O livro baseia-se em debate ocorrido na Igreja Memorial Moody, nos EUA, entre um acadêmico evangélico e um estudioso teologicamente liberal. William Lane Craig argumenta que Jesus de Nazaré foi miraculosamente ressuscitado dentre os mortos, confirmando sua identidade divina, conforme apresentam os Evangelhos. Sem a ressurreição, diz Craig, a fé cristã é vã. Do outro lado, John Dominic Crossan, um dos fundadores do grupo liberal conhecido como Seminário Jesus [Jesus Seminar], questiona a historicidade dos relatos dos evangelistas, pondo em dúvida sua veracidade.

Robert J. Miller, Craig L. Blomberg, Marcus Borg e Ben Witherington III respondem aos debatedores e desenvolvem mais argumentos a favor do ponto de vista que adotam.

O debate foi moderado pelo jornalista William F. Buckley Jr.

Em breve, mais detalhes.


Endossos

Boa parte da discussão sobre Jesus parece ser um diálogo entre surdos. Neste livro, as diferentes posições começam a ouvir uma à outra, examinando, desafiando, explicando e investigando a perspectiva alheia. O ambiente informal do diálogo é ainda mais revelador e interessante do que a monografia acadêmica típica. Este livro contribuirá para que as pessoas tenham verdadeira noção do que está em jogo no debate contemporâneo.

N. T. Wright, professor na Universidade de St. Andrews, Escócia

Neste livro, o leitor é conduzido em um debate de vanguarda que nos leva à essência daquilo que se tem chamado de Terceira Busca pelo Jesus Histórico. Temos a oportunidade de observar aspectos cruciais do debate moderno, à medida que são discutidos por diversos notáveis participantes, tocando em vasta gama de assuntos.

Gary Habermas, professor na Universidade Liberty, EUA

5 comentários:

  1. Qual a data de lançamento do livro no mercado?

    ResponderExcluir
  2. O lançamento está previsto para o primeiro trimestre de 2012.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Edições Vida Nova por mais esta pérola literária. Indubitavelmente será um enorme acréscimo aos interesses teológicos e acadêmicos de nossa nação. Além disso, gostaria de saber se há algum interesse de traduzir alguma obra do Paul Copan, visto ser ele o editor do trabalho supracitada. Faltam-nos materiais dele no acervo teológico brasileiro, sem contar que o mesmo é uma das vozes mais interessantes quanto a questão da compatibilidade do sofrimento humano e a existência de Deus. Bill Craig, em um de seus debates, chegou até mesmo a indicar o material dele para leitura adicional sobre o assunto("Is God a moral monster? Making Sense of the Old Testament God). Certamente, seria outra contribuição importante.

    ResponderExcluir
  4. Caro Thiago,

    Obrigado pelos comentários. Consideraremos sua recomendação.

    ResponderExcluir
  5. Seria muito bom se Edições Vida Nova lançasse os seguintes livros de William Lane Craig em português:

    "THE BLACKWELL COMPANION TO NATURAL THEOLOGY", "Jesus' resurrection: fact or figment? : a debate between William Lane Craig" e "Divine foreknowledge and human freedom: the coherence of theism : omniscience"

    Essas obras seriam muito importantes para o Brasil, pois ajudariam a aumentar o interesse pela filosofia cristã em seminários e igrejas.

    ResponderExcluir